segunda-feira, julho 06, 2009

Nokia vai mudar para Qt no Maemo

Como já era esperado a Nokia anunciou durante o GCDS que o Maemo 6 (Harmattan) vai trocar o GTK pelo Qt. Embora o Gnome Mobile continue sendo a base do sistema, a interface com usuário passa a utilizar Qt. Essa mudança era esperada devido a compra da Trolltech pela Nokia.

Mesmo sendo uma decisão esperada, ao meu ver a Nokia parece complicar ainda mais o já ruim processo de aceitação do Maemo e seus Internet Table NXXX pelo mercado. O atual Maemo 5 que ainda não foi lançado, foi basicamente reconstruído utilizando GTK/Clutter mudando totalmente a interface em relação ao seu antecessor o Maemo 4 que era basicamente GTK. Agora na próxima versão mais mudanças na interface com adoção do Qt.

O GTK ainda vai estar disponível no Maemo mantido pela comunidade, garantindo que aplicativos legados continuem funcionando mesmo que com visual diferente do sistema. Trocar de GTK para Qt não é uma simples mudança de ui toollkit mas também de linguagem já que Qt se baseia em C++ e GTK em C, ou seja, uma grande mudança para todos os desenvolvedores.

Na minha opnião, a Nokia mostra mais uma vez que as decisões em relação ao Maemo são tomados mais por diretores sem conhecimento e menos pelos técnicos ou ao menos demonstra que existe pouca sinergia entre esses dois grupos, já que não ter GSM no N810 e mudar completamente sua interface a cada versão não anima desenvolvedores para produzir aplicativos para essa plataforma e não traz novos usuários.

Tudo bem, Qt é uma excelente biblioteca, mas na minha opinião essa mudança já deveria ter sido feita no Maemo 5, evitando que novos aplicativos para o Maemo 5 tenham que portardos em seguida para o Maemo 6 quando estiver utilizando Qt.

Maemo é uma excelente plataforma e meu sonho de consumo é o futuro N900 assim que for lançado, mas espero que a Nokia tenho um pouco mais de cuidado com suas decisões em relação ao Maemo, afinal Android e Moblin estão criando excelentes plataformas.

2 comentários:

Marlon Ferrari disse...

Belo blog cara! Você tem email ou msn pra gente se comunicar?
Sou desenvolvedor Python e gtk e é difícil achar alguém pra trocar idéias...
Abraços!
Marlon

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.